domingo, 16 de maio de 2010

Meme

Meme – A Música da minha vida

Fui inidicado pelos amigos, Rosana Madjarof, do blog Pedacinho do céu, José Felipe, do blog De Tudo Um pouco e a Denize, do blog da Comentarista para fazer esse meme. Espero que gostem das músicas que não saem da minha cabeça. Então, vamos lá:

Meus caros amigos, é impossível dizer qual é a música que não sai da minha cabeça. Mas, devo deixar registrado que a música tem me acompanhado desde a minha mais tenra infância, quando meus pais moravam na roça (hoje, zona rural), ficou mais chique...

Era costume às tardes, o pessoal se reunir na varanda ou a frente da casa para tocar violão e cantar modas caipiras. Enquanto eles tocavam, eu os ouvia com muita atenção e observava os movimentos dos seus dedos nos instrumentos musicais. Lembro-me bem que um dos meus irmãos pegava duas colheres de sopa e as transformavam em instrumentos de percussão.

Tenho na memória, como lembranças vivas da minha origem caipira, das folias de reis, que visitavam as fazendas trazendo no conjunto um palhaço para alegrar as crianças.

Era comum erguer uma tolda de lona no terreiro de chão batido e realizar bailes, onde os pares dançavam ao som de sanfona, violão cavaquinho e pandeiro. De modo que, este passado não sai da minha cabeça, e, quando ouço música legitimamente caipira, fatalmente volto às minhas origens.

Entre tantas outras músicas, estou a lembrar de uma moda que era muito cantada naquela época, MODA DA  MULA PRETA, não sei quem é o compositor, mas vou tentar encontrá-la no Youtube e passar o link para vocês conferirem.

O tempo passou e eu com a minha vocação formada, decidi ser professor de música em conservatórios e ministrando aulas particulares também.

 Professor de violão tem uma meta a cumprir: o aluno tem que sair da primeira aula cantando e tocando uma música, mesmo que seja simples e pequena. Esta música que sempre passo para as crianças e até mesmo para os adultos chama-se MARCHA SOLDADO, um folclore brasileiro, que se usam apenas dois acordes simples para fazer o acompanhamento. É uma estratégia para dar ânimo ao iniciante.

Esta música não sai, e não sairá da minha cabeça tão cedo, pois continuo a usá-la, ou ouvi-la em outras salas de aulas na escola.

Com vocês: MARCHA SOLDADO!

Inezita Barroso A Moda da Mula Preta

Indico para fazer o meme os seguintes amigos:
Você e mais alguns voluntários da pátria, para fazer a nossa vida mais feliz.
Gente, vamos viver a vida com muita alegria, pois a morte não manda recado.
Tenho dito!

 

quinta-feira, 6 de maio de 2010

De mãe para filho(a)

     Fiz essa poesia  inspirado em um recado que passei para uma amiga do dihitt, que está sofrendo por ainda não ter conseguido a guarda definitava de sua filha. Neste recado eu lhe disse: você é uma pedra preciosa que encontrei no meu caminho. (Não é uma cantada não, viu?). Brincadeira para alegrá-la um pouco. Daí, veio-me a idéia de prestar-lhe uma homenagem pelo dia das mães. Deus pode me abençoar, permitindo que eu escrevesse estes versos que irão ler.
     Aproveito a oportunidade desse mês de maio, em véspera do dia das mães,  para dedicar este despretencioso poema, a todas as mães que, por motivos de separação, desaparecimento, ou outro motivo qualquer, estão separadas ou distantes de um(a) filho(a). Espero que a simplicidade das palavras possam exprimir de alguma forma os sentimentos de uma mãe que sofre por amor aos seus filhos queridos.


De Mãe para filho(a)

Tu es uma pedra preciosa
Que Deus pôs no meu caminho

Mas vou vivendo de sonhos
Acordo, e me vejo sozinha...


Tento pintar o teu rosto
Mas não sai uma só linha
Queria vê-la sorrindo
Dizendo, mamãe, eu sou tua, tu és minha.


Mas eu ando tristonha
E com razão pra sobrar
Por que arrancar a pétala
Da rosa que fica a chorar?


Os direitos são iguais
Não sei se aplicam aos rivais
O amor de mãe é divino
Não se compara ao do pai...


Que Deus ilumine os juízes
A justiça, e os poderes legais
Que dêem a quem de direito
O direito de não sofrer mais...


Entremos nesta corrente
Em nome do amor e da paz
Louvando sempre as mães
Nos mais altos pedestais!
Tenho dito!



quarta-feira, 5 de maio de 2010

Água

     Vamos fazer a nossa parte para preservar o quê ainda há de bom no nosso planeta "Água"!

          Água


Se queremos vida longa
Com saúde e ter lazer
Urge ter água potável
Sem a qual não há viver...
Racionar é racional
Vamos ser mais racionais
A vida está na vida dos nossos mananciais
"Água mole em pedra dura,
tanto bate até que fura".
Água que com a candura
Tudo limpa, tudo apura...
Vamos usar a razão
E evitar a vazão...
O uso é um direito
Desperdício é um defeito
Da falta de educação.

Tenho Dito!