quinta-feira, 3 de junho de 2010

Uma Semana "Encantada"...

     Realizou-se no Conservatório Estadual de Música de Uberaba, MG, Renato Frateshi, na última semana do mês de maio, a primeira semana da música, que não pode, por uma fatalidade, ser realizada completamente, pois, Deus, levou para a sua morada, um jovem talento que tinha tudo para brilhar nos palcos de qualquer lugar do nosso planeta - O nosso saudoso e admirável, JOSUÉ DE SOUZA.
     Leiam mais...


    Primeira Semana da Música
    (Uma semana “encantada”)

     Uma semana marcada por momentos de grandes alegrias, revelações de talentos, muita cultura musical e a presença maciça do público, que reuniu várias gerações para o encontro com o verdadeiro sentido da música em nossas vidas, agregando mais conhecimentos advindos de músicos altamente qualificados que, com muita maestria puderam nos presentear com valorosas aulas e espetáculos dos mais variados estilos da música considerada clássica, MPB, choro, e um verdadeiro show de jazz.
O anfiteatro Renato Frateschi decorado de forma simples e aconchegante, para a abertura do evento, estampava na circunferência do palco várias capas de discos de vinil, dando um colorido ao ambiente e despertando curiosidades e interesses culturais.
     Abrem-se as “cortinas.” O teclado é a vedete da noite. Os músicos posicionam-se e dão início a apresentação com um tema agitado na batida do samba, pra depois dar seguimento a uma seleção de músicas do gênero instrumental. O nosso saudoso Sylvio Robazzi, grande pianista uberabense recebe uma homenagem póstuma com a música, Pedaço de Bolo, de (Hermeto Pascoal). O Tecladista se emociona ao lembrá-lo e platéia o aplaude efusivamente
     Os espetáculos continuam dando curso à programação da noite, e há outra conotação musical, com a camerata de cordas de nossa cidade. Ouvimos Beethovem. A sensação que temos é de viajar no tempo e no espaço, enlevados pelos acordes da sua quinta sinfonia.
     Dos sons dos instrumentos de cordas acústicos, passamos a ouvir o som metálico de uma guitarra elétrica em meio a um magistral work shop, por um jovem de cabelos longos e uma cabeça genial.
     Volta-se ao acústico com a sua majestade, o violão clássico. A atmosfera psicológica fica rarefeita. Podemos meditar tamanho é o silêncio reinante nesse clima solene, quase religioso, mas a seguir vamos penetrar na história de um grande brasileiro, que soube, mais do que ninguém fazer a crônica do proletariado paulistano, cujas músicas recheadas de muito humor e bom gosto nos foram lembradas e estão registradas na história da cultura popular do nosso povo. Este personagem que pudemos conhecê-lo melhor é exatamente Adoniram Barbosa. “Se vocês pensam que nois fumos embora, oh, nois aqui traveis!”
     O manto da noite envolve o dia ensolarado, mas o calor permanece no ânimo dos personagens ativos e passivos de mais um encontro no palco das emoções.Um quinteto de jazz e uma estrela a brilhar... Uma pausa para esta estrela, JOSUÉ DE SOUZA. Estão a postos para nos premiar com mais um espetáculo sonoro de altíssima qualidade sonora e interpretativa. Os sons metálicos enchem o ar de ondas oscilantes de devaneios melódicos. As poltronas disponíveis no auditório são incapazes de receber o grande público que em parte acotovelam-se no corredor de acesso ao anfiteatro. Reverbera-se o som. Respondem o flashes registrando grandes momentos. É impossível não se emocionar. Solos sucessivos arrancam aplausos espontâneos da platéia. O som é forte, pesado em contraste com a harmonia que os ouvidos acolhem de muito bom grado. ( ...) Mais uma homengem póstuma a Sylvio Robazzi – aplausos. Os timbres misturam-se e às vezes, isolam-se para um solo a parte e o baterista faz um malabarismo com as baquetas. Atinge-se a apoteose da primeira sessão da música instrumental. Gritinhos, assovios e aplausos se misturam em entusiástica onomatopéia
     E tem mais show a seguir nessa maratona musical. O momento promete, pois o entusiasmo e a alegria dos músicos são contagiantes. E, quem pensava em ouvir mais música instrumental, se surpreende com a voz grave e entusiástica de um exímio cantor de blues, acompanhado pelos seus colegas da banda, todos exibindo um excelente nível técnico. Entre eles, um multinstrumentista que nesta noite de plena inspiração domina dois instrumentos de famílias diferentes, o teclado e o saxofone. Estou falando da estrela que vimos brilhar em todo o esplendor do seu potencial artístico, JOSUÉ DE SOUZA. Nesta noite ele estava muito inspirado e havia uma consonância de amizade muito grande entre os componentes da banda blues. Esta noite foi um presente que Deus permitiu que recebêssemos e que não será esquecido, jamais.
     A programação continua no dia seguinte, na quinta feira, com palestras e recitais à tarde e à noite, mas o destino mudou o rumo dos acontecimentos.
     Entre tantas oficinas realizadas, houve a de ritmos corporais. O corpo fala, o corpo dança, sapateia e bate palmas. O corpo também cai, e talvez não viva mais.
     Pensemos nisto.
     Tenho dito!

11 comentários:

  1. Grandes artistas poderiam muito bem ser imortais, nao so nas lembranças de amigos e trabalhos feitos, mas em corpo tambem.

    oh que pena que os vampiros nao existem, senao mandava-os morder todos nós, especiais...

    Bons Musicos partem, bons Musicos nascem, mas nenhum se substitui.

    abraço

    ResponderExcluir
  2. Amo a música, acredito que os músicos talentosos assim parecem anjos enviados por Deus para encantar a vida!

    bjs e lindo post!

    ResponderExcluir
  3. Puxa! João,

    Li como se estivesse lá. Música boa pra mim é muito importante. Quanto ao Josué que Deus o tenha.

    Bjs
    Sheila Fonseca

    ResponderExcluir
  4. Olá João,
    Passei para deixar meu abraço, meu carinho e lamentar o triste acontecimento,
    Um abraço carinhoso,
    Dalinha Catunda

    ResponderExcluir
  5. Saudações!
    Amigo JOÃO BATISTA, lamento profundamente o fato ocorrido com o saudoso, Josué de Souza e parabenizo-o pela narrativa do seu texto, uma vez que, parece que estamos assistindo tudo ao vivo.
    Parabéns por mais um excelente Post!
    Abraços fraternos,
    LISON.

    ResponderExcluir
  6. Olá querido amigo João, Grande Poeta,

    Emocionante a sua crônica. Uma das mais belas que li.Tão cativante e de narração perfeita que me vi sentada num dos lugares do anfiteatro, vendo e ouvindo o brilhantismo dos que ali se apresentaram.

    A vida é bela mas não é perfeita e sempre alguém se vai e nos deixa sem chão, sem eira e sem beira.

    Parabéns pelo post.
    Carinhoso e fraterno abraço,
    Lilian

    ResponderExcluir
  7. Joao, eu vivo pensando em vc, que saudades!
    Falando em arte e musica...
    Eu tive o prazer de ouvir hoje, mais de 150 crianças tocando juntas, na flauta, Aquarela do Brasil, foi emocionante. Se eu conseguir colocar o video no Youtube, em breve mandarei para meu blog.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá, amigo...

    Que texto emocionante...

    Você nos conduziu a esses acontecimentos de forma suave e poética...

    A música faz com que o artista se torne, de certa forma, imortal... ainda que o corpo tenha um fim, a obra permanece...

    Parabéns pelo texto!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Vim a tua procura, Poeta.
    Vejo que a última publicação foi esta, mas fala em música, em reconhecimento de um talento que se foi, portanto continua tudo como antes: uma pessoa sensível e digna.

    Um abraço João Poeta.

    Tua amiga gaúcha, Maria Marçal - Porto Alegre - RS

    ResponderExcluir
  10. oi amigo
    faz um tempinho que não passo por aqui, mas foram dias corridos. Mas não posso deixar de dizer que o texto é fabuloso e repleto de talentos.
    abçs

    ResponderExcluir
  11. Um post memorável. Só temos que agradecer a esses musicos talentosos e que o Josué de Souza continue seu trabalho onde quer que ele esteja.

    Bjs

    Gessy

    ResponderExcluir