domingo, 16 de maio de 2010

Meme

Meme – A Música da minha vida

Fui inidicado pelos amigos, Rosana Madjarof, do blog Pedacinho do céu, José Felipe, do blog De Tudo Um pouco e a Denize, do blog da Comentarista para fazer esse meme. Espero que gostem das músicas que não saem da minha cabeça. Então, vamos lá:

Meus caros amigos, é impossível dizer qual é a música que não sai da minha cabeça. Mas, devo deixar registrado que a música tem me acompanhado desde a minha mais tenra infância, quando meus pais moravam na roça (hoje, zona rural), ficou mais chique...

Era costume às tardes, o pessoal se reunir na varanda ou a frente da casa para tocar violão e cantar modas caipiras. Enquanto eles tocavam, eu os ouvia com muita atenção e observava os movimentos dos seus dedos nos instrumentos musicais. Lembro-me bem que um dos meus irmãos pegava duas colheres de sopa e as transformavam em instrumentos de percussão.

Tenho na memória, como lembranças vivas da minha origem caipira, das folias de reis, que visitavam as fazendas trazendo no conjunto um palhaço para alegrar as crianças.

Era comum erguer uma tolda de lona no terreiro de chão batido e realizar bailes, onde os pares dançavam ao som de sanfona, violão cavaquinho e pandeiro. De modo que, este passado não sai da minha cabeça, e, quando ouço música legitimamente caipira, fatalmente volto às minhas origens.

Entre tantas outras músicas, estou a lembrar de uma moda que era muito cantada naquela época, MODA DA  MULA PRETA, não sei quem é o compositor, mas vou tentar encontrá-la no Youtube e passar o link para vocês conferirem.

O tempo passou e eu com a minha vocação formada, decidi ser professor de música em conservatórios e ministrando aulas particulares também.

 Professor de violão tem uma meta a cumprir: o aluno tem que sair da primeira aula cantando e tocando uma música, mesmo que seja simples e pequena. Esta música que sempre passo para as crianças e até mesmo para os adultos chama-se MARCHA SOLDADO, um folclore brasileiro, que se usam apenas dois acordes simples para fazer o acompanhamento. É uma estratégia para dar ânimo ao iniciante.

Esta música não sai, e não sairá da minha cabeça tão cedo, pois continuo a usá-la, ou ouvi-la em outras salas de aulas na escola.

Com vocês: MARCHA SOLDADO!

Inezita Barroso A Moda da Mula Preta

Indico para fazer o meme os seguintes amigos:
Você e mais alguns voluntários da pátria, para fazer a nossa vida mais feliz.
Gente, vamos viver a vida com muita alegria, pois a morte não manda recado.
Tenho dito!

 

15 comentários:

  1. Olá amigo João, maravilhoso seu texto. Realmente Marcha Soldado, não sai da cabeça de várias pessoas. Na infância escutamos muitas músicas, as quais sempre estamos lembrando.
    Oiii, a amiga está de volta. Estava com saudades de suas poesias.
    Bjs no coração.

    ResponderExcluir
  2. João,

    Você conseguiu fazer a sua postagem sem a minha ajuda, e por isso te dou os parabéns...

    Essas duas músicas são inesquecíveis. A Moda da Mula preta eu sei de cor e salteado, pois minha mãe sempre cantava, e a outra canção, Marcha Soldado, nem preciso comentar, pois acredito que todos conheçam.

    A sua história é linda, e tenho certeza que essas lembranças jamais sairão da sua memória.

    Adorei!

    Bjs.

    Rosana.

    ResponderExcluir
  3. João Poeta, fiquei emocionada com a sua história, pois lembrou minha infância, quando vivia na fazenda, no interior de São Paulo. Suas músicas são muito marcantes, e eu gostei muito. Beijos. Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Amigo João, muito emocionante sua história de vida, e as músicas escolhidas são inesquecíveis. Lembro minha mãe cantando as músicas da Inezita Barroso, e aprendi essa música ouvindo minha mãe cantar. É um clássico da música raíz. Abraços. Roniel.

    ResponderExcluir
  5. Aaah João, que graça de vídeo do Marcha Soldado - adorei !

    Moda da Mula Preta não conhecia, achei muito divertida .
    Um abraço
    Eninha Campos

    ResponderExcluir
  6. Grande João Poeta!

    Sensacional a sua história meu caro amigo!

    Hoje a Rosana me ligou, quase me intimando a comparecer aqui no dihitt para ver algumas postagens, e uma delas foi a sua... Valeu a pena.

    As músicas que escolheu são clássicos; uma da nossa infância, e a outra que representa a raíz do sertão.

    Parabéns pela postagem.

    Forte Abraço.

    Paulo.

    ResponderExcluir
  7. Oi João,

    Minha avó gostava muito de cantar essas músicas, por isso as conheço. Minha mãe até hoje canta, agora então ela comprou uma coleção com 12 cds só com essas músicas antigas. Ela canta abessa também. Se eu falar pra ela sobre o seu post, ela vai começar a cantar na mesma hora...kkkk

    bjs

    ResponderExcluir
  8. João,

    Marcha Soldado fez parte da infância de muita gente, excelente a escolha, me fez lembrar das peraltices infantis.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  9. Conheço a Moda da mula Preta, me lembrei de meu avô que cantarolava demais para nós os netos, legal, valeu mesmo.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  10. João, como sempre seus textos são maravilhosos, nos trazem lembranças e relexões maravilhosas, como esses de hoje! parabéns, lindo texto! bjs

    ResponderExcluir
  11. Olá amigo João!
    Marcha soldado me remeteu a infância meu amigo. A Moda da Mula Preta eu não conhecia, mas achei bacana.
    Forte abraço, Fernandez.

    ResponderExcluir
  12. Eu adoro musicas infantis, claro, adoro a que escolheu. Contudo, a outra, kkkkk..., não conhecia! Valeu, novidades sempre são boas!

    ResponderExcluir
  13. o João é professor de violao? Boa! Eu sei tocar tambem, junto com mais um monte de instrumentos, que isto aqui em casa é uma monobanda rss

    Marcha soldado eu ja conhecia, tambem se ouve por Portugal

    Oxala seu guru, ou musa continuem assim ;)

    ResponderExcluir
  14. João,

    Hummmm,agora já sei de onde vem tanta sensibilidade para a poesia, da música, é claro! Marcha soldado foi minha canção da infância que me deu muita alegria nesse tempo. Fico feliz pela por vc e por esta recordação.

    Bjs.

    Sheila Fonseca.

    ResponderExcluir
  15. Olá querido amigo João, Grande Poeta,

    Só hoje vi seu post, pois estava achando falta de sua presença e fui ao seu perfil para enviar um recadinho.

    Gostei muito do que escreveu. Além de poeta é músico, que bênção. Por isso tanta sensibilidade e beleza em suas poesias.

    Parabéns pelo post.
    Carinhoso e fraterno abraço,
    Lilian

    ResponderExcluir