terça-feira, 30 de março de 2010

Amigos ou colegas?

Somos amigos ou colegas virtuais? Acredito que amgios não somos de jeito nenhum! Como posso ser amigo de quem eu não conheço? De quem eu nunca vi e nem faço a menor  idéia de quem seja? De quem eu não posso ao menos confiar um endereço de e-mail? Se fala tanto das características dos verdadeiros amigos em textos rebuscados de filosofia comportamental e sentimental, mas na verdade, não estamos dispostos a confiar em quase ninguém que se dizem nossos "amigos" nas redes sociais. Como podemos chamar de amigo, alguém que jamais tocamos a mão para um simples bom Dia? Por isto eu discordo da terminologia " amigo" para designar os integrantes das redes sociais. Aqui no dihitt ou em qualquer outra rede, não passamos de simples colegas, que fazem algo em comum, que trocam cordialidades, abraços e beijos mas que, na realidade, se se encontrássem na rua, talvez, seríam capazes de  mudar de passeio para evitar o enfado do encontro. Sempre recebemos pedidos de usuários para um compromisso de amizade, usando avatares que dão arrepios... Acho até hilário quando vejo aquela relação macabra. E, vou logo aprovando: um fantasminha, mais um fantasminha, mais um... até deparar com o perfil de alguém que colocou a sua fotografia para aliviar o meu estado de espírito. Se não podemos confiar ao outro nem ao menos a mostra de uma fotografia, como posso tê-lo como amigo, na verdadeira expressão deste termo? Bem... Eu estou dentro desse contexto, é claro. E você tem todo o direito de discordar do que escrevi, e de não querer me confiar absolutamente nada.
          Devo acrescentar que, "para toda regra há uma exceção" e que você pode estar incluído nela.
Este mundo virtual é encatador, mas existem coisas que saturam a mente de qualquer cristão. Por isto, há ocasião em que precisamos de um tempo para colocar o estado emocional em harmonia para poder continuar a navegar neste mundo encantado, que é repleto de quase tudo, mas que nos traz algum vazio na alma também.
Tenho dito!

14 comentários:

  1. Olá João !

    A relação se estabelece em palavras digitadas ... Acho que os termos amigo e colega são utilizados até pela falta de outro que melhor expresse o que vivemos hoje através da internet

    abraços

    ResponderExcluir
  2. Amigo não é uma coisa qualquer.Amigo não é apenas um conhecido,colega,companheiro...
    A palavra de DEUS nos diz qê QUEM ENCONTROU UM AMIGO ENCONTROU UM TESOURO.
    Seu texto é simplesmente pura verdade, compartilho contigo tudo o que disse.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  3. Vejo o mundo virtual como um passa tempo e não como a principal atividades de minha vida. Para mim não faz diferença nenhuma, chamar nesse mundo a pessoa de amigo, poeta, colega, camarada ou outra coisas qualquer porque tenho convicção do meu papel e das outras pessoas aqui. "Amigo", é apenas uma forma carinhosa de tratar as pessoas e anda mais. Isso não impede que algum dia eu venha a ser realmente amigos de uns poucos do mundo virtual.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  4. Que Post Fantástico!
    MEU AMIGO JOÃO BATISTA,
    Veja como comecei me dirigindo a você? Eu sou assim mesmo. Descrever o que é um amigo é muito difícil, ao menos para mim, apenas É. Digo, é, ou não, somos ou não somos amigos. Isso independente de ser virtual ou não. Agora o seu artigo é uma fotografia que muito bem nos mostra com clareza algumas conseqüências que podem muito bem acontecer em se tratando de amigos virtuais. Porém, quando olhamos por outra variante, não muitos abismos entre o virtual e o real. A única coisa que eu sei é que me sinto confortável em integrar o seu rol de amizades. Para mim, você é um cidadão de bem, nunca tive decepções, somente alegrias. E assim, desejo continuar a nossa amizade virtual, nem e nem você sabemos o que está reservado para nós. De repente poderemos estar juntos trocando idéias sobre esse post, não é mesmo.
    Meu amigo parabeniza-o, por mais um magnífico texto de grande relevância repleto de sabedoria.
    Abraços fraternos,
    LISON.

    ResponderExcluir
  5. João, para mim, nas redes sociais há conhecidos "virtuais". Todos aqueles grandes escritos motivacionais acerca dos amigos virtuais, para mim é balela. Isto de uma maneira geral, pois certamente há excepções; pessoas com quem trocamos um e-mail e com a qual descobrimos afinidades, pessoas sensíveis que têm o dom de se aperceber do nosso estado de espírito e acorrem a oferecer algum préstimo e pessoas divertidas que fazem questão de estar sempre presentes. Mas estas, João, são três ou quatro no enorme montante de 1900 amigos!

    Grande abraço
    Luísa

    ResponderExcluir
  6. João,
    Me fiz tais indagações por diversas vezes. Mas fazendo uma introspecção mais voltada para a relidade das redes sociais, cabe discordância, a qual pode se integra dentro de suas excessões.

    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  7. Há diferença entre amigos virtuais, reais, de farra, escola, conhecidos, equipe, trabalho e tantos outros espalhados por aí. Contudo, quem deseja ter uma amizade verdadeira nesta vida precisa antes de tudo sair da superficialidade das relações.

    Eu uso a palavra "amigo" para me aproximar mais um pouco do leitor, mas sem perder a noção de que a pessoa em questão pode não ser meu amigo de verdade.

    Assim não me frusto quando este não corresponde as minhas ideias, intenções etc.

    Mas tem gente que eu simplesmente adoro como vc, por exemplo. Estou errada?

    Beijão.

    Ps: ainda continuo com problemas por aqui, por isso não vou poder estar presente com os meus comentários em todas as suas postagens.

    ResponderExcluir
  8. João,

    Que texto magnífico!

    Concordo plenamento com você, pois é muito difícil chamarmos de amigo alguém que nem conhecemos, e que nem mostra sua verdadeira face.

    Pessoas que se escondem por trás de avatares de todos os tipos, e quando vemos um avatar de um monstro, por exemplo, logo ficamos a imaginar se aquela pessoa seria parecida com o seu avatar...

    Pessoas que têm medo de revelar sua verdadeira identidade, e nunca sabemos porque elas têm esse medo.

    É muito difícil mesmo poder confiar em alguém neste mundo virtual, mas existem exceções, como nós, por exemplo... rssss

    Nós podemos dizer que somos amigos de verdade não é João? Nos conhecemos, e também conhecemos alguns de nossos familiares, então, com certeza não somos somente amigos virtuais, mas sim, reias.

    Adorei!

    Bjs.

    Rosana.

    ResponderExcluir
  9. Olá meu querido AMIGO João, Grande Poeta,

    Eu o vejo diariamente através da janela do meu visor, não como via meus amigos Norival, Edgard, Chiquinho, minhas amigas Augusta, Eni, Eiko, Clézinha, Marilza, Cida, Lizete, Vera e tantas outras, através da janela da sala, ou na calçada lá de casa, quando nos abraçávamos e conversávamos horas a fio sobre futilidades, conversas de jovens alegres e descompromissados.
    Hoje, meu querido, esses amigos, cada um em um canto do Estado, outro, já nos braços de Deus, continuam vivos em meu coração, amados, mas distantes pelas circunstâncias da vida.
    Mas Deus, na sua infinita bondade e misericórdia, não nos deixa sem alguém para conversarmos, não mais as futilidades de adolescentes, mas, conversas maturadas pela idade, pela vivência de experiências das mais diversas, na troca de palavras de afeto, de poemas para deleite de nossos corações, de notícias que nos informam de situações e de fatos, de palavras hilárias para nossa diversão, de mensagens de edificação espiritual......

    São tantas trocas querido João...
    São tantos desabafos.... que fazemos.
    São tantas emoções.... que sentimos.
    São tantas saudades..... de quem se afasta.
    São tantas preocupações com os amigos que sofrem por alguma razão.
    São tantas palavras escritas que nos fazem rir, ou chorar de emoção, ou chorar de tristeza, ou alegrar nosso coração.
    São sentimentos que nutrimos pelos amigos, sim, amigos virtuais, que não tocamos suas mãos, mas tocamos o teclado que escreve palavras que vão direto aos seus corações. Pelo menos, chegam ao meu coração.

    Um colega é aquela pessoa que está sempre próxima de nós, podemos trocar aperto de mãos, palavras relativas ao trabalho que realizamos juntos, mas nunca, uma troca de sentimento, um desabafo ou um segredo. A um colega não abrimos nosso coração, não contamos uma piada ou trocamos informações, apenas nos relacionamos profissional, fria e cordialmente.

    Um amigo virtual é aquela pessoa que não está próximo a nós fisicamente, mas nos relacionamos diariamente através das palavras no visor do PC. E no dia a dia, vamos nos familiarizando e nos tornando amigos.

    É claro que não temos com todos os amigos que fazem parte da lista de amigos, essa interação amigável e gostosa, nem o tempo nos permite isso. Entretanto, os que tem uma interação contínua, acredito que realmente o laço da amizade os envolve e os tornam amigos. Mesmo que use um avatar. Considero o Príncipe, por “n” razões, como um amigo, mesmo sem imaginar como é sua fisionomia.

    Adorei o que escreveu, mas nem ouse me falar que não estou na exceção, pois você é MEU QUERIDO AMIGO, além de Grande Poeta.

    Carinhoso e fraterno abraço,
    Lilian

    ResponderExcluir
  10. João,

    Sou muito nova neste mundo de bytes e megabytes, apesar de ter começado com um XT.

    Muita coisa mudou, nestes tempos, e com uma velocidade absurda, incapaz de assimilarmos no mesmo ritmo. Vejo que no mundo virtual, a realidade se confunde ou funde, em algumas situações.

    Temos pessoas de conduta digamos, suspeita, mas temos pessoas do bem que querem companhia, trocar idéias e se distrair, apenas.

    E mesmo com os riscos que qualquer tipo de aproximação tem, fiz amigos sim por mais incompreensível que isto possa, inicialmente, parecer. Por que assim como no real, convivo e convivi com pessoas boas, de intelecto e cabeça e postura – assim mesmo, neste ritmo- e que dificilmente eu encontraria no dia-a-dia, morando em um Estado e elas bem distantes de mim. (outros Estados e até países).

    Aqui se gosta de dentro pra fora, primeiro. Aparência não é uma coisa que importa. E não se mente por muito tempo, porque no mundo real a pessoa pode até fazer caras e bocas e dissimular, mas, no virtual um rastro ruim – se este for o caso – ela sempre deixa. E é rapidinho. Tem o Google...

    Um grande abraço,

    Valéria

    ResponderExcluir
  11. Oi João,

    Até o início dos anos 90 a gente vivia muito bem sem internet, mas de repente a rede nos pegou a todos de surpresa. Por falta de novas palavras, usou-se o termo amigo ou amigo virtual, para os contatos que fazemos online com outros usuários da rede. Mas acho que há uma diferença grande entre os amigos reais e os virtuais.

    É bem verdade que conhecemos pouco as pessoas que nos rodeiam, sejam elas virtuais ou reais. Às vezes só mesmo vivendo sob o mesmo teto conhecemos mais uma pessoa e mesmo assim, a qualquer momento ela pode nos surpreender com suas atitudes.

    Acho que o amigo virtual é muitas vezes a imagem idealizada daquela pessoa. Palavras quase sempre cordiais, imagens impecáveis, etc. Mas isso também acontece no mundo real. Conhecemos pessoas educadas, maquiadas, bem vestidas, mas não sabemos como elas são na hora que acordam ou quando tiram toda a parafernália de apresentação social.

    Acho que os avatares são usados por diversas razões. Uma delas é para se proteger, pois a pessoa teme sua privacidade real invadida pelos estranhos que conhece na rede. Mas acredito que também haja muito adolescente que usa avatares de arrepiar, pois isso é próprio da idade. Outros usam avatares como forma de marketing para os seus negócios. É a escolha de cada um.

    Acho apenas que não devemos confundir as coisas e atribuir o mesmo peso em todo contato que se faça na rede. A expressão "amigo virtual" deveria ter um nome específico para este tipo de relação. Acho que é daí que parte a confusão.

    ResponderExcluir
  12. Ola!!
    mt bem dito, mas como diz há excessão, e acho que estou nessa lista :D.
    Quem sabe algum dia nos encontremos de verdade? Eu não mudarei de passeio xD

    um abraço!

    ResponderExcluir
  13. João,

    Alegria estar aqui.

    Pois é...Amigo virtual. Amigo pessoal.
    Vou te falar uma coisa: Para mim, se a pessoa me ouve, me fala palavras que naquele momento me foram úteis, as vezes acompanha o sofrimento porque você passa naquela ocasião, foi um amigo.
    Sabe por que? Porque as vezes nem temos um amigo pessoa que podemos confiar tanto...e pela net, se é alguém que já se tem uma sintonia, o calor existe, sentimos bem com suas palavras de força, de fé...e amor. Mesmo pelas linhas telefônicas.
    Claro que são raras excessões, mas existe sim. Nauqle momento a pessoa foi amiga. E amigos são assim: as evzes afastam, por questões d etrabalho ou não,...não ficamos para sempre confidentes, juntos...

    Gostei muito de seu texto.

    Lena.

    ResponderExcluir
  14. ~Poeta, acho, sinceramente, que quando fizestes essa postagem deverias estar um tanto oprimido por alguma angústia.

    Temos e tu como eu, provas reais de que esses "amigos" que agregamos naturalmente a nossas vidas, por vezes, são tão valorosos que nos fazem até MUDAR O RUMO dos obejtivos que traçamos.

    Sou ferrenha em acreditar nas pessoas que me buscam como amigas. Assim sou na minha vida por um todo.

    E nessa óptica vou em busca da realidade através de e-mails pessoais, de telefonemas (não me importo de onde tu és - distância).

    Não o considero meu colega, absolutamente.
    Cologa a gente tem discordâncias, tem competições, prega sentimentos que somente se dão quando nos falamos pessoalmente. Aqui ou nos sites de relacionamento é onde desenvolvemos a verdadeira amizade porque ela vem desprovida de mesquinharias...ela se dá branda, leve, carinhosa, solidariamente recíproca.

    Tivemos essa semana o caso de um jornalista que tentou, via comentários, minar esse sentimento amigo que desenvolvemos, mas, para minha alegria, fomos TODOS em favor da preservação da paz nas amabilidades da comunicação respeitosa.

    Dessa forma, com carinho, discordo que desconfio de quem pus como meu amigo.. Nunca!
    Eu confio em ti e se possível te convido a vires em minha casa, a nos encontrarmos com tua família para aproveitarmos mais ainda essa possibilidade ou oportunidade que Deus nos deu de alastrarmos esse sentimento tão bom que é sermos amigos.

    Beijos, Maria Marçal - Porto Alegre - RS

    ResponderExcluir