segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Livros...

Hoje visitei uma livraria no intuito de encontrar algum livro que chamasse a minha atenção pelo título. É claro que uma capa bem elaborada pode influenciar uma escolha...

Acontece que quando estou diante de uma mesa farta de variedades de pratos, acabo por perder a fome após devorar tudo pelos sentidos da visão e do olfato, isto é evidente.

Dito isto, fica fácil entender o que se passou comigo naqueles momentos de deslumbramentos, contemplando as prateleiras repletas de livros dos mais variados temas. Depois de algum tempo de exaustiva procura, me vi perdido na indecisão, e quase voltei pra casa sem trazer livro algum.

Como sou realista, os livros de ficção têm o seu espaço reservado para outra vez...

Gosto de matérias objetivas, que me tragam ensinamentos imediatistas. Não suporto ter que ler um livro de capa a capa, para encontrar o fio da meada nas últimas páginas. É por este motivo que a poesia tem um valor muito especial para mim. Nela escreve-se pouco e se diz muitas coisas. O conteúdo de um livro inteiro é bem possível que poderia ser condensado em uma única página... Odeio os escritores “enchedores de lingüiça”.

Todo livro é bom, desde que possamos aproveitar o melhor dele para o nosso enriquecimento cultural. Ele é o alimento para a nossa alma e não pode nunca ser objeto da perda de tempo. Por isso a nossa escolha deve ser minuciosa, ou então para ganhar tempo, o melhor para nós seria adquirir um livro por indicação de um amigo que já tenha lido e gostado muito.

Não compramos livros como se compra um objeto que esteja exposto em uma vitrine, ou nas prateleiras dos supermercados. Ter que digerir o que o paladar não agrada, é dose pra leão!

Tenho Dito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário