segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Campanha de Natal

E aí, meus amigos, vamos fazer a nossa parte para vivermos em um mundo melhor? As desigualdades sempre haverão de existir, pois somos diferentes na capacidade de amar, de sofrer, de sorrir e de edificar as nossas vidas. É sabido que, "se for distribuído os bens da Terra em partes iguais para os seus habitantes, em pouco curso de tempo, essa igualdade já estará desfeita , pela astúcia de uns e pela incapacidade de outros para gerir os recursos materiais que detêm".
A solidariedade é uma ação humanitária que deve ser praticada sempre para amenizar o sofrimento alheio, e não somente nas catástofres e nas comemorações do natal de Nosso Senhor Jesus Cristo. Porém, no natal, o pensamento humano se volta mais para as práticas da beneficência; há um estímulo maior para ajudar os mais necessitados.
Na minha cidade de Uberaba, há um trabalho permanente da Aliança Municipal Espírita,  de arrecadação de alimentos, roupas e utensilhos domésticos, para atender as necessidades de pessoas comprovadamente necessitadas. É um trabalho feito em duas etapas, sendo a distribuição prévia dos saquinhos, aos sábados, de porta em porta e a coleta na manhã do domingo, de modo que, a cada semana os coleteiros estão em um bairro diferente, o que resulta em mais de dois anos para visitar a maioria da população da cidade.
Em homenagem a esse trabalho, que gosto de paticipar, fiz um poema simples, mas que nos dá uma idéia geral dessa tarefa essencialmente cristã.
Devo ressaltar que esse trabalho é muito bem recebido pela população de Uberaba, tendo colaboradores de todas a crenças religiosas.
Vamos ao poema:


Campanha do Quilo


Hoje vou me encontrar
Com gente muito seleta
Saindo de par em par
Para fazer a coleta...


Batendo de porta em porta
Das casas e dos corações
Abrindo-se nos apresentam
Entregando as doações...


Muitos, dizendo o sim
Poucos, dizendo o não
Julgar não é direito
De quem é um bom cristão


E nessa maratona
Passos lentos e oração
Vamos trocando o bem pelo bem
Em forma de agasalho e pão.
Tenho dito!

12 comentários:

  1. Oi João !!

    Parabéns tue blogue está ótimo :)

    Mais uma vez extraiste poesia do cotidiano .

    abraços

    ResponderExcluir
  2. Saudações!
    Amigo João Batista!
    Que Poema Fantástico!
    O seu poema registra o trabalho fraternal, seu e de outros irmãos que visa atenuar o sofrimento de muitos e ao mesmo tempo estender uma esperança, uma mão amiga, especialmente voltada às confraternizações natalinas. São ações assim que confortam espíritos e coloca sorrisos em crianças inocentes, futuro do amanhã.
    Estou muito feliz em saber de sua iniciativa, tenha a absoluta certeza que se eu estivesse em Uberaba, teria o maior prazer do mundo em dar a minha contribuição.
    Muito nobre a sua ação!
    Parabéns pela linda poesia!
    Parabéns pelo magnífico post!
    Abraços fraternos,
    LISON.

    ResponderExcluir
  3. Querido Amigo João,

    Muito lindo e emocionante seu poema, que nos leva mais próximos de Deus, pois a caridade, seja em forma de doação ou de perdão, é sempre alimento para a alma.

    Eu já participo das campanhas de Uberaba, e todos os anos levo o carro lotado de brinquedos para as crianças, e meu ex-marido leva outro carro (e o dele é bem amior que o meu), também lotado de brinquedos e panetones.

    Já estou me preparando para estar aí em dezembro com muitos presentes.

    Parabéns pelo maravilhoso post meu amigo.

    Bjs.

    Rosana.

    ResponderExcluir
  4. um-enorme-aplauso-para-você.

    adorei. e a iniciativa é muito interessante.

    abçs

    ResponderExcluir
  5. João,

    Essa é uma iniciativa muito boa. Aqui na freguesia onde vivo também há sempre eventos idênticos, agora nesta época do Natal. Nós sabemos que a nossa contribuição não vai mudar o mundo, mas é muito gratificante saber que pode levar algum conforto a algumas pessoas.

    Adorei o teu poema!

    Grande abraço
    Luísa

    ResponderExcluir
  6. Aqui em Porto Alegre não conheço nada parecido. Quando temos o que doar até podemos chamar o Mensageiros da Caridade, que vêm em casa e recolhem tudo, mas um trabalho como esse não conheço!
    Fazer poesia de tudo, só você mesmo João, alma sensível e doce, como sempre digo.
    Bjão!

    ResponderExcluir
  7. Oi, João!

    Eu também sempre doo para a campanha!!! Parabéns pela poesia e divulgação...

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. João sensacional nota 10 por mais este belo poema.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  9. Oi João, tudo lindo por aqui! Lindo Poema, lindas as ações de solidariedade. Acho que nesta época os necessitados se sentem mais desamparados, diante da fartura das pessoas que tem melhores condições. Por isso, como são bem-vindas estas iniciativas! Levam tanto alegria a quem tem tão pouca! Mas vou discordar de uma coisinha, com todo o carinho. Não penso que as desigualdades sempre existirão. Sonho com um mundo livre delas, e acredito que a medida que mais e mais pessoas forem se conscientizando da importância da fraternidade e do amor desinteressado, acabaremos chegando lá, embora reconheça que deve demorar. Não consigo conceber um mundo que não proporcione a todos o mesmo ponto de partida, já que o ponto de chegada, esse sim, depende da dedicação e do esforço de cada um. Abs Denize

    ResponderExcluir
  10. O Natal tem disto .... aglutinar pessoas em torno de um nobre ideal ..... bem que poderíamos ter outros natais .....

    ResponderExcluir
  11. Caro amigo João ...paz seja contigo e familia...!!
    João parabéns pela dupla iniciativa, e fazer parte desse grupo de pessoas significantes em proporcionar um natal feliz para os nossos irmão que sem encontra em diferente posição, mas Deus é maravilhoso ele sempre esta a usar seus filhos fiéis a cooperar uns com os outros em diversas circusntâcias.. e parabéns por comprtilhar conosco mais uma obra do coração do amigo ... lindo poema ... amigo boa semana para ti ...!!!

    ResponderExcluir
  12. João, desde que minha filha entrou na escolinha e lá tem campanhas por motivos natalinos, passei a ajudar e sempre com a participação de minha filha. Vejo com ela o que ela tem que não use mais ou não goste que poderia dar a uma criancinha carente.

    Bjs

    ResponderExcluir